Necessita de ajuda?

Vamos visitar Sócrates

Acusado de corrupção. Foi levado da cidade e julgado em público. Uns gritavam injustiça, outros por justiça, poucos ficaram indiferentes. Mas todos se lembravam dele. Era impossível esquecer aquele homem, a sua presença, a sua forma de falar, a sua argumentação, o seu comportamento. Durante anos seguidos tinha sido uma presença pública diária, sempre com o mesmo estilo marcante. E agora, este desfecho, inesperado, para a maioria.

O que é que aconteceu? Sócrates ficou conhecido porque, na praça pública, dialogava com quem estivesse interessado sobre assuntos como a ética, a beleza, o conhecimento, a felicidade. Nestes diálogos procurava chegar à realidade que estava para lá das aparências, fazendo perguntas e procurando respostas com os interlocutores. Ora este comportamento desagradou aos responsáveis da cidade. Acusaram-no de corromper a juventude, dizendo que a desviava das suas obrigações, e foi condenado a beber cicuta, um veneno mortal.

Em sua própria defesa, Sócrates não vociferou contra aqueles que o acusavam, dizendo que tal era um abuso ou uma infâmia. Mais uma vez se distinguiu do habitual. Disse que toda a sua forma de agir se inspirava na frase “conhece-te a ti mesmo”, inscrita no templo de Delfos. Aquilo que o motivava era, em suma, a procura das suas melhores qualidades e da capacidade de ser mais pessoa. Mesmo que isso o levasse a agir de forma muito diferente dos restantes, mas nunca contra quem quer que fosse.

Este episódio da antiguidade ficou na história porque, ainda hoje, nos diz qual o melhor método para encontrar fontes de motivação e melhorar resultados. E, ao mesmo tempo, desfazer ideias feitas, preconceitos ou hábitos mal refletidos sobre o que motiva o comportamento das pessoas.

Comunicar de modo informal, explicando o valor e o sentido de cada tarefa, ajuda as pessoas a entender o trabalho que executam e a fazerem as escolhas necessárias. Compreendendo melhor o trabalho, as pessoas descobrem vias de melhoria do seu desempenho, escolhendo novos comportamentos, mais produtivos e eficazes. Dialogar promove a autonomia e resolve problemas porque ajuda a descobrir caminhos novos, a partir da experiência já adquirida, construindo melhores resultados. Assim, o critério de um melhor desempenho é evidente para todos: o melhor desempenho é o que permite melhores resultados.

É todo um plano de liderança para motivar as nossas equipas e pessoas: vamos visitar Sócrates.

Artigo escrito por Nuno Queiroz de Andrade

29 de Março, 2019

0 comentários em "Vamos visitar Sócrates"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre a Feed

Somos o parceiro de confiança para pessoas e organizações que necessitam melhorar a sua performance e os seus resultados através dos serviços de formação & coaching e consultoria.

 

Últimas Notícias

Todos os Eventos

setembro, 2019

26set17:3020:00O Erro da Reta - O Sucesso é uma História não Linear

Contactos

Rua Agostinho Neto, 21A
1750-003 Lisboa

T. +351 211 317 015
T. +351 918 211 643

viva@feed.pt

©2019 Feed Business Performance. Todos os Direitos Reservados. Feed é uma marca registada da MedPro, Lda. Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Termos e Condições Gerais | Código de Ética e de Conduta | Responsabilidade SocialDever de InformaçãoPolítica de Privacidade

top
X