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Feed Tech

Estratégia de Sistemas de Informação

As tecnologias de informação e comunicação alteram significativamente os modelos de negócio, provocando disrupção nas diversas cadeias de valor tradicionais e redesenhando a oferta e a posição das próprias empresas no mercado.

Transformação Digital

A Feed Tech avalia e define os modelos de alinhamento entre as tecnologias digitais e os modelos operativos de negócio, com o sentido de instanciar a sua transformação através da introdução progressiva das tecnologias emergentes e garantir a realização de valor corporativo e a diferenciação competitiva.

Fundamentando-se numa análise da cadeia de valor do negócio do cliente e na análise de maturidade das tecnologias digitais, a Feed Tech desenvolve um programa de transformação baseado em iniciativas/projetos corporizadores das oportunidades de digitalização aplicadas aos processos constituintes do modelo operativo. O desenvolvimento do programa é efetuado em três fases distintas: um “assessment” inicial, uma fase de “gap analysis” e a definição das recomendações para um estado futuro.

São exemplos de aplicabilidade deste serviço:

-Elaboração de uma análise empresarial que compreende a identificação de processos de negócio prioritários a digitalizar

-Identificar as tecnologias associadas à transformação

-Avaliação de benefícios desta transformação

Se pretende ou está a pensar automatizar, otimizar ou inovar alguns dos seus processos de negócio no sentido de aumentar a sua eficácia, rentabilidade e/ou diferenciação competitiva da melhor forma possível, fale connosco.

Serviços Partilhados

As experiências de modelos de “serviços partilhados” geram, na maioria das organizações, um conjunto de benefícios que incluem melhorias nos custos, produtividade, serviço ao cliente e qualidade. Efetivamente, os “serviços partilhados” induzem a uma melhor compreensão dos requisitos dos clientes, potenciando a inovação da oferta organizacional de forma a satisfazer esses requisitos através dum portfolio de serviços dinâmico e alinhado.

A Feed Tech ajuda as organizações na implementação de “serviços partilhados” no seu modelo operativo, baseando-se no desenvolvimento de um modelo conceptual fundamentado num “business case” inicial e que compreende sucessivamente o desenvolvimento da visão, a seleção de domínio, a preparação do processo, a migração para o centro dos serviços, o alinhamento corporativo e a aferição da “performance”.

O serviço descrito aplica-se à análise de viabilidade e consequente desenho de uma estrutura organizacional de serviços partilhados que abranja (naturalmente dependente do setor de atividade da organização) a centralização de serviços administrativo-financeiros e de sistemas de informação.

Planeamento Estratégico

Num mundo dominado pelas transformações contínuas dos modelos de negócio e pela exponenciação da evolução tecnológica, torna-se crítico o alinhamento entre os objetivos estratégicos das organizações e o valor da tecnologia na respetiva concretização.

Para a gestão desta dinâmica de mudança a Feed Tech entende como fundamental a adoção pelas organizações dum processo de planeamento dos Sistemas de Informação (SI) associado às necessidades de negócio e suportado por “tools” de gestão e controlo referentes.

A Feed Tech, advoga como resposta a essa exigência organizacional a utilização de uma metodologia faseada que compreende a definição do processo estratégico, a identificação das estratégias de negócio, o diagnóstico dos “gaps” de performance dos SI em termos de capital humano, processos e tecnologia face aos “benchmarks” de mercado, a definição das ações para cumprimento dos objetivos dos SI, a elaboração do plano estratégico de SI, a comunicação do plano estratégico ao diversos “stakeholders” e a monitorização do progresso e realização do mesmo.

A utilização deste serviço permitirá às empresas a obtenção de um instrumento definidor de um “roadmap” evolutivo dos seus sistemas de informação, em alinhamento com os objetivos estratégicos de negócio e com a modernização tecnológica, proporcionando diferenciação competitiva, “time to market” e capacidade de adaptação à volatilidade do mercado.

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Governance de Sistemas de Informação

Governance de Sistemas de Informação

A “governance” de sistemas e tecnologias determina a forma como a função de uma área de sistemas de informação gere a procura, entrega valor e protege contra os riscos. 

No seu nível mais elementar a “governance” representa o processo de reconciliação dos objetivos individuais, locais ou das linhas de negócio com os objetivos empresariais, e a correspondente organização dos recursos de modo a suportar as respetivas decisões de prioritização. 

Sem uma aproximação estruturada à “governance” as decisões de alocação de recursos revelam-se frequentemente inapropriadas, arbitrárias ou políticas. 

Perante esta realidade a Feed Tech desenvolve serviços focalizados em áreas fundamentais para ajudar as organizações a desenvolver e implementar os processos de “governance” dos seus sistemas e tecnologias de informação. 

Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI)

A crescente procura da arquitetura dos sistemas de informação organizacionais como proposição de valor potenciadora de “outcomes” para o negócio (ex. a eliminação de custos de portfolio, a aceleração da performance dos SI/TI, a rapidez de entrega, ou a capacidade de resposta do negócio), implica uma coordenação significativa em termos da implementação da prática referente nas organizações. A ASI (ou Enterprise Architecture (EA)) proporciona a matriz para a forma como a tecnologia, as pessoas e os processos se articulam para a entrega das capacidades de negócio atuais e planeadas.

A oferta da Feed Tech neste domínio de “governance” dos SI reflete o trabalho desenvolvido pelas suas equipas em múltiplos projetos: o “deployment” de AMO (Architecture Management Office), a escolha e “deployment” de “tools” de suporte à prática de ASI, a definição de arquiteturas de referência para os diferentes níveis de processos, dados/informação, aplicações e infraestruturas tecnológicas e a implementação de standards são alguns dos serviços prestados.

O serviço de ASI permite às empresas a definição de uma arquitetura global para todas as áreas do sistema de informação que servirá como referência de base para a evolução do mesmo nos diferentes níveis arquiteturais constituintes (negócio, processos, dados/informação, aplicações, tecnologia e serviços).

Gestão da Informação

A proliferação de novos tipos de dados (essencialmente informação não estruturada) e de novos modelos de processamento de informação criados por forças disruptivas como a “cloud”, a mobilidade, redes sociais e “big data” traduz-se para as organizações na necessidade de desenvolver e implementar controlos e práticas de gestão dos seus ativos de informação no sentido da realização de valor e da monetização.

 Atenta a esta realidade, a Feed Tech criou diversos serviços orientados à gestão da informação organizacional como a definição do modelo taxonómico, a implementação de “framework” de “master data management”, a definição de modelos organizacionais de “governance” da informação ou o desenvolvimento de soluções de análise dos dados empresariais para a tomada de decisão.

O serviço de gestão da Informação facilita às empresas o conhecimento (com base no seu universo de dados) da informação como ativo de valor quer através da identificação e agregação dos dados “chave” quer da transformação desses dados em informação e em conhecimento, permitindo-lhe utilizar a informação adequada para obter informação de gestão, suportar as decisões táticas e estratégicas e extrair inclusivamente valor económico dos seus dados (monetização).

Se necessita extrair valor dos seus dados empresariais para a gestão e dar suporte à decisão de modo mais rápido (comportamentos dos clientes, gestão das vendas, tendências de consumo, previsões, stocks e rentabilidade, entre outros) fale connosco.

Gestão de Projetos

A Gestão de Projetos é uma competência crucial para o desenvolvimento e entrega de soluções e serviços às organizações e que as capacita para a modernização e competitividade, gerindo o retorno do investimento e proporcionando um “time to market” diferenciador e inovador. Os projetos em sistemas de informação representam aproximadamente 1/3 do total de custos numa organização típica, mas a maioria deles não alcança os objetivos pretendidos. 

As razões mais comuns para o insucesso dos projetos na entrega de valor são

-Fraco envolvimento dos “sponsors” de negócio, 

-Má definição e controlo dos benefícios para o negócio e/ou a incapacidade para identificar

-Mitigação atempada dos seus riscos

A Feed Tech possui uma equipa de profissionais com vasta experiência de gestão e controlo de projetos e programas organizacionais e em SI para diversos setores de atividade e em múltiplos quadrantes geográficos, suportando-se nas melhores práticas e metodologias de mercado em termos de gestão da realização, análise de risco e análise financeira.

O capital humano da Feed Tech nesta área de competência permite-lhe apresentar um portfolio de serviços que compreende a alocação de profissionais a projetos/programas de diferentes dimensões e complexidades e programas de formação presencial e “on line” em gestão de projetos e de portfolio dirigidos aos diferentes níveis organizacionais.

Este serviço aplica-se à gestão de projetos e de programas em sistemas de informação, quer através da realização de ações de formação em metodologias e soluções convencionais (SDLC/Watwerfall) ou disruptivas (Agile/Scrum), na forma de “interim management”, ou na alocação de funções diretas a projetos independentemente da sua natureza mais operacional (gestão de projetos individuais de diversas naturezas) ou estratégica (ex. implementação e gestão de um programa (PMO – Project Management Office).

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Soluções Tecnológicas Organizacionais

Soluções Tecnológicas Organizacionais

A celeridade da evolução tecnológica e o respetivo potencial contributivo para melhorar e redesenhar os processos de negócio, induz as empresas a uma procura constante de melhores soluções baseadas nas tecnologias de informação e comunicação no sentido da melhoria da eficiência operacional e da obtenção de vantagens competitivas. Apoiando-se na “expertise” da sua equipa e num ecossistema de parceiros experiente, abrangente e caraterizado por fortes competências tecnológicas, a Feed Tech estruturou um conjunto de serviços de implementação de soluções que compreendem quer infraestruturas tecnológicas quer sistemas aplicacionais.

Migração para serviços Cloud

A migração dos sistemas de informação organizacionais para um modelo de serviços de cloud não representa um projeto meramente tecnológico, implicando alterações significativas a nível de pessoas, processos e procedimentos. A migração de um data center tradicional para serviços de cloud requer a avaliação do estado atual da organização baseada numa análise de maturidade das suas infraestruturas tecnológicas, carteira de aplicações, competências dos colaboradores e processos ligados aos Sistemas de Informação (SI) que suportam o negócio. 

Nesse sentido e dado o impacto estratégico e operacional desta alteração é fundamental realizar um assessment e enquadrar as várias soluções disponíveis no mercado para escolher aquela que melhor serve os objetivos de cada negócio.

A Feed Tech, baseando-se numa metodologia suportada em modelos financeiros de retorno de valor e de valor atual líquido, identifica os ativos mais adequados para uma transição sustentada e geradora de benefícios operacionais e estratégicos com minimização do risco. 

A abordagem da Feed Tech à migração para serviços de cloud aplica-se a domínios como:

-Avaliação e seleção de modelos de serviços (on premises IT, colocation, hosting, IaaS, PaaS, SaaS)

-Definição de responsabilidades e processos

-Análise, definição e implementação de procedimentos e política de segurança (privacidade, integridade, confidencialidade) e de proteção dos dados conforme legislação aplicável

-Plano de continuidade

-Análise de carga, escalabilidade e performance

-Caraterização de aplicações para migração, permitindo avaliar a sustentação de decisões de racionalização, otimização e de evolução dos seus recursos de computação, storage, segurança e comunicação

Se pretende avaliar a migração das suas infraestruturas tecnológicas e/ou aplicações para o modelo de serviços “cloud” é importante falar connosco.

Enterprise Resource Planning (ERP)

A criticidade dos ERP como soluções aplicacionais “core” de suporte ao modelo operativo das empresas, requer um conhecimento abrangente dos processos de negócio, da informação que os suporta e da tipologia de utilizadores das diversas áreas organizacionais da empresa. Sendo as soluções de ERP disponibilizadas progressivamente em diferentes modelos de serviços (on premises, software as a service,…) suportados em diferentes infraestruturas tecnológicas e com níveis de funcionalidades modulares, torna-se crítico o processo de escolha da melhor solução para a realidade e necessidades de cada organização.

Baseando-se na experiência da sua equipa na implementação de ERPs sob as mais distintas arquiteturas e no suporte de diferentes ferramentas e aplicações de gestão de projeto e de análise financeira, a Feed Tech utiliza uma metodologia de análise, seleção e implementação de ERPs e de gestão do projeto, que compreende todo o ciclo de vida:

-Âmbito e análise de requisitos de negócio

-Avaliação do nível de cobertura pelo ERP dos Requisitos de Negócio

-Seleção e aquisição da solução de ERP

-Customização, parametrização e integração

-Migração de dados

-Testes de aceitação pelo utilizador final

-Formação dos utilizadores

-Passagem do sistema para ambiente de produção

-Manutenção e pós-implementação

Este serviço aplica-se à seleção do ERP mais adequado a uma organização, considerando variáveis importantes como os objetivos de negócio, as necessidades funcionais, a realidade tecnológica e a cultura empresarial, ponderadas e suportadas em metodologias de fundamentação de benefícios financeiros e no conhecimento do mercado.

Comunicações Unificadas

Num cenário disruptivo induzido pela realidade pandémica, as soluções de comunicações unificadas (“unified communications” ou UC) têm desempenhado uma função cada vez mais importante nas organizações garantindo num cenário de desmaterialização das novas formas de comunicação e colaboração internas e externas.

As funcionalidades proporcionadas pelos principais componentes duma solução de UC como a telefonia, “unified messaging”, presença e “instant messaging”, colaboração vídeo, mobilidade, conferência de voz, (reunião?) web e video são particularmente importantes quando em contexto de trabalho remoto ou teletrabalho e são cada vez mais necessárias em todas as áreas que implicam proximidade com clientes (internos e externos).

As comunicações unificadas apresentam benefícios qualitativos e quantitativos significativos aplicando-se à obtenção de “deliverables” como:

-Transformação e agilidade do negócio

-Melhoria da produtividade dos utilizadores

-Enriquecimento da experiência do cliente

-Facilitação do trabalho remoto e/ou dinamização do trabalho colaborativo

-Maior interação e feedback com um impacto significativo na cadeia de valor do negócio

A Feed Tech desenvolve estudos de análise de impacto das UC nos processos nucleares e transversais de negócio, identificando indicadores e métricas de desempenho que objetivam a criação de valor, selecionando as melhores soluções de mercado (Skype, Webex, Teams, Zoom …) e implementando-as em conjunção com parceiros tecnológicos especializados.

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Segurança da Informação

Segurança da Informação

Num mundo global e interligado, as organizações têm uma preocupação que ultrapassa a mera existência duma “firewall” para proteção da informação que suporta as suas decisões institucionais, pertencendo irreversivelmente a uma realidade de negócio digital que requer uma cibersegurança.

Neste cenário socioeconómico, as funções associadas à segurança e ao risco da informação desempenharão continuamente um papel mais crítico na capacitação e proteção da informação empresarial.

Política de Segurança da Informação

A informação representa um ativo de valor fundamental para as organizações, suportando diversas decisões de negócio e tornando-se uma vantagem competitiva. Com a generalização das tecnologias de informação, o volume de informação em formato eletrónico tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, e tal realidade reitera a importância vital da proteção da informação, requisito nuclear para assegurar a confiança dos vários parceiros de negócio. Se a informação de uma empresa se tornar conhecida por uma parte não autorizada, for adulterada ou não estiver disponível, as consequências serão, necessariamente negativas e até dramáticas para a sua imagem e desempenho. 

Ciente de que a segurança da informação é um processo em constante evolução e não uma realidade imutável e estática, a Feed Tech desenvolveu um serviço de elaboração de Políticas de Segurança da Informação de forma a proporcionar uma cultura de segurança organizacional como forma de preservar a informação, sensibilizar os utilizadores do sistema de informação para a respetiva importância e advogar a segurança como um objetivo indispensável a alcançar.

Fundamentando-se em standards internacionais de legitimidade inquestionável, tal como o “ISO/IEC 27001:2013 – Information technology – Security techniques – Information security management systems – Requirements” e o “ISO/IEC 27002:2013 Information Security Techniques – Code of practice for information security management”, a Feed Tech elabora a partir do enquadramento da atividade de negócio e da realidade dos sistemas de informação das diversas organizações, Políticas de Segurança de Informação sustentadas nos pilares fundacionais da segurança da informação: 

Confidencialidade, integridade, disponibilidade, conceitos operacionalizados sobre um conjunto de princípios fundamentais:

-Privacidade 

-Sensibilização

-Responsabilidade

-Atuação ética

-Democracia

-Análise de risco

-Desenho e implementação segura

-Gestão da segurança

-Reavaliação

-Legalidade 

Este serviço estrutura-se sob 3 níveis funcionais:

1 – Política de Segurança da Informação – documento com as linhas orientadoras para a segurança da informação da organização e com a definição das diversas responsabilidades.

2 – Normas de Segurança da Informação – documentos que instanciam o enunciado no documento de política de segurança da informação para os diversos domínios de desenvolvimento, implementação e manutenção da mesma (acessos, identidades, planos de continuidade, classificação da informação, gestão de incidentes, etc).

3 – Procedimentos de Segurança da Informação- documentos que especificam a metodologia utilizada para o cumprimento dos controlos de segurança designados nas “Normas de Segurança da Informação”.

Este serviço pretende dotar as organizações com um instrumento de orientação fundamental para a segurança dos seus ativos informacionais, constituído sob a forma de uma política institucional que regula segundo normas instanciadas em procedimentos, todos os processos críticos (ex. acessos físicos e lógicos internos e externos, conformidade com requisitos legais, segurança de operações, relações com fornecedores, criptografia, etc).

Gestão de Identidade e de Acessos

A Gestão de Identidade e de Acessos (ou IAM – Identity and Access Management) refere-se ao conjunto de processos de negócio e tecnologia que permitem a criação, manutenção e o uso de uma identidade digital, condição basilar para o acesso ao sistema de informação da empresa.

Na realidade, representa uma disciplina que capacita os utilizadores do sistema de informação duma organização para acederem aos recursos que necessitam para o desempenho das suas funções.

Numa era em que os ambientes tecnológicos são caraterizados por uma progressiva heterogeneidade e em que aumentam os requisitos regulatórios e de conformidade, as soluções de IAM assumem uma função cada vez mais importante, proporcionando o acesso à informação devida no tempo certo, reduzindo os custos de redundância associados à identidade e às permissões de acesso dos utilizadores num sistema de informação empresarial, e tornando a organização mais ágil para suportar novos projetos de negócio. 

O desenvolvimento e implementação da disciplina de uma solução IAM não requer somente conhecimentos técnicos, mas também competências de negócio, compreendendo os utilizadores internos e externos (ex. parceiros) da organização. A Feed Tech utiliza um modelo de definição e desenvolvimento de soluções de IAM que compreende como principais entregáveis:

-Modelo de Aprovisionamento de Utilizadores

-Gestão do Ciclo de Vida de Identidades

-Arquitetura de Diretórios

-Processos de Autorização e Perfilagem de Acessos

-Normas e tecnologias de Autenticação

-Critérios de Segurança de Acesso

-Procedimentos de Administração, Auditoria e Conformidade

Este serviço aplica-se a todo o ciclo de vida da relação entre os ativos de informação da organização e os recursos humanos que a utilizam, constituindo um domínio prioritário para as organizações pela importância de disponibilizar a informação certa aos utilizadores que dela necessitam, seguindo critérios rigorosos de autenticação de identidades e de controlo de acessos.

Gestão da Resposta a Incidentes de Segurança

A ocorrência frequente de incidentes de segurança numa organização implica o recurso à aplicação de medidas proactivas de forma a reduzir os riscos assim como a aumentar a capacidade institucional de reagir com rapidez e eficiência a violações de segurança que afetem a organização.

Como resultado da experiência em inúmeros projetos desta natureza, a Feed Tech desenvolveu um processo de resposta a incidentes de segurança com o objetivo de melhorar os tempos de resposta e a alocação de recursos no caso de ocorrência de incidentes que ameacem a integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação das organizações.

O processo é instanciado sob um modelo que compreende as seguintes fases:

Preparação – determina o âmbito do processo e define uma taxonomia de incidentes (ex. denial of service, código malicioso,  acessos não autorizados, quebras de confidencialidade, utilização indevida de recursos,…) diferenciando-os de eventos (ex. conexão de utilizador a “file share”, tentativa de conexão bloqueada por uma firewall,…) , aloca funções e responsabilidades e identifica e estabelece uma única entidade de comando de forma a assegurar que todas as ações são coordenadas numa equipa interfuncional e multidisciplinar.

Deteção e Análise – identifica os canais de deteção e monitorização respetiva, os quais podem ser de deteção ativa (monitorizados pela organização) ou passiva (notificação por terceiros) e podem ser internos (ex. “activity logs” ou IT help desk) ou externos (ex. notificação do cliente), identifica a severidade dos incidentes, alocação de recursos  e respetiva priorização de resposta, e designa prazos de resposta (1ª resposta, atualizações e etapas de ação para as várias funções envolvidas) de acordo com o nível de severidade, definindo parâmetros operacionais por categorias de incidentes.

Delimitação, Erradicação e Recuperação – define as principais etapas no tratamento dos incidentes, documentando adequadamente todo o processo de resposta, identifica e define os principais passos na investigação forense com preservação de evidências e em articulação prioritária com a recuperação dos sistemas afetados, e gere a comunicação de incidentes (interna e externa), a gestão da reputação e a aplicação da lei.

Melhoria Pós-Incidentes – identificação das estratégias para revisão de ocorrências e para a definição de modelo de continuidade, identificação da informação organizacional registada acerca dos incidentes e análise da efetividade do processo de resposta, e desenho do modelo de gestão do conhecimento adquirido para obtenção de melhorias nas operações de segurança, estruturadas pedagogicamente sob um conjunto de iniciativas.

Nas organizações que pretendam implementar um modelo de gestão da resposta a incidentes de segurança, é frequente subordiná-lo a um órgão já existente ou com competências próprias. Complementarmente, a Feed Tech elabora o desenho e/ou a descrição de funções dessas unidades organizacionais, frequentemente integradas em departamentos de Segurança da Informação já existentes ou constituídas como SOC (Security Operations Center).

Este serviço é fundamental na gestão do risco, sendo preventivo e proativo para a operacionalização do processo de resposta organizacional em caso de ocorrência de incidentes de segurança que afetem o sistema de informação empresarial e o respetivo modelo operativo de negócio. 

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