Necessita de ajuda?

Rumo ao Futuro

Apesar do sofrimento de muitos milhares de gregos, fruto das múltiplas medidas impostas pela troika e depois “pelas instituições” para alcançar as metas e um “acordo” com os parceiros do Eurogrupo, estamos chegados a um vazio, um beco sem saída, uma verdadeira tragédia grega.

O foco das negociações centrado na austeridade, na cobrança de impostos num conjunto de medidas que no passado não funcionaram e correm o enorme risco de mais uma vez falharem.

O tipo de acordo que está em cima da mesa não dá qualquer esperança à Grécia e vai certamente fazer cair ainda mais uma economia já demasiado débil.

A dívida é impagável e necessita ser salva dos credores, dos grupos de interesses instalados e das elites governantes quer do passado quer do presente.

O sector financeiro continua com uma forte hemorragia de depósitos. O dinheiro evapora-se todos os dias e há o receio do colapso do sector bancário.

E o Eurogrupo e o FMI estão firmes nas suas posições, cheios de acusações, procurando penalizar o “mau aluno” que entretanto foi tendo vários professores pouco diligentes e comprometidos com as regras e as medidas necessárias de ajustamento económico, para de forma estruturada melhorar a economia. Os interesses, a obstinação e o diletantismo imperam, quer dum lado quer do outro.

E o mais triste é que ninguém quer ficar mal na fotografia. Os parceiros europeus quando defendem intransigentemente esta política de austeridade que vai obrigar a mais pobreza. Sem o crescimento da economia não haverá capacidade, ainda que num futuro muito distante da Grécia pagar a sua dívida astronómica.

O governo grego também tem presente que uma saída do euro é impopular para a maioria dos cidadãos e levará a um embate económico catastrófico.

A Grécia precisa de uma visão para o futuro, de reformas estruturais, duma elite responsável e sobretudo de acreditar nas capacidades do seu povo.

A confiança tem sido o valor que mais se tem perdido em todo este processo quer nas instituições, quer nos estados e nas suas elites. E o povo está cansado de não ter representantes há altura e não ter futuro!

Quando na “roda do leme” o timoneiro não sabe escolher o destino, o rumo é sempre errático e o mais provável é que não chegue a nenhum lugar pretendido.

Assim corre o destino deste povo…

Saibamos nós nas nossas empresas e nos nossos projetos ter claro onde queremos chegar, ser dignos da confiança e do respeito daqueles que connosco trabalham, assumindo a responsabilidade das decisões difíceis e envolvendo todos na conquista da dignidade que só o trabalho em equipa confere.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

29 de Março, 2019

0 comentários em "Rumo ao Futuro"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre a Feed

Somos o parceiro de confiança para pessoas e organizações que necessitam melhorar a sua performance e os seus resultados através dos serviços de formação & coaching e consultoria.

 

Últimas Notícias

Todos os Eventos

setembro, 2019

26set17:3020:00O Erro da Reta - O Sucesso é uma História não Linear

Contactos

Rua Agostinho Neto, 21A
1750-003 Lisboa

T. +351 211 317 015
T. +351 918 211 643

viva@feed.pt

©2019 Feed Business Performance. Todos os Direitos Reservados. Feed é uma marca registada da MedPro, Lda. Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Termos e Condições Gerais | Código de Ética e de Conduta | Responsabilidade SocialDever de InformaçãoPolítica de Privacidade

top
X