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O aumento das diversas remunerações tais como salários, bónus e benefícios é destacado pelos colaboradores como uma das iniciativas que esperam ver concretizada nas suas empresas este ano. Mas a esta expectativa juntam-se outras igualmente importantes, tais como uma maior aposta no seu desenvolvimento pessoal ou seja mais formação, no desenvolvimento do negócio, envolvendo mais inovação e criatividade nos processos, produtos e serviços e maior capacidade de reconhecer os talentos e por isso avaliações de desempenho atempadas e justas.

Estas são apenas algumas das principais conclusões do inquérito feito a mais de 28 mil colaboradores avaliadas no âmbito dos prémios “Excelência no Trabalho 2014”, conduzido pela Heidrick & Struggles e pelo INDEG-ISCTE, em parceria com o Diário Económico e que este ano contou com a candidatura de 200 empresas de 11 sectores de atividade.

O estudo aponta para vários níveis de satisfação das pessoas, depois de medidos indicadores como as práticas de liderança, as condições de trabalho, a gestão de talentos, a confiança e a orientação estratégica da organização. Globalmente, ainda que de forma ligeira, o índice de satisfação dos colaboradores baixou face ao ano anterior. Certamente a crise económica e várias reestruturações ajudam a explicar.

A avaliação da gestão de topo apresenta alguns pontos positivos, em especial nas grandes empresas. De acordo com o mesmo estudo, a banca e seguros, consultoria, indústria e energia, tecnologia, media e telecomunicações e o sector público foram as áreas que registaram algumas melhorias no nível global de satisfação. Já outros sectores, como o da construção, grande consumo e retalho, turismo e imobiliário, saúde e farmacêuticas e serviços registaram uma ligeira quebra.

Um dos desafios deste inquérito, como reforçou o Prof. António Caetano, responsável pela área de ‘research’ do INDEG-ISCTE Business School, passa agora por levar as empresas e os seus líderes a refletirem sobre estes resultados. Importa sobretudo criar condições para melhorar o clima organizacional, a gestão das pessoas e estratégias para melhorar o seu desempenho. É também relevante valorizar a opinião que os colaboradores têm da sua própria empresa e a preocupação colocada com o seu desenvolvimento. Destes fatores decorre a melhoria da sua produtividade e satisfação que têm muito a ver com a forma como percecionam o reconhecimento pelo contributo e o trabalho que realizam. Por isso é relevante assinalar a necessidade de acompanhamento e de feedback de forma mais regular e não apenas nos tais momentos de avaliação de desempenho ou em situação de crise.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

29 de Março, 2019

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