Necessita de ajuda?

O desafio do Empreendedor

Quando está a construir um negócio do zero, a palavra de ordem para muitos é sobrevivência. Bom e a história milenar do homem demonstra bem a difícil tarefa de sobreviver em tempos de mudança, quantas vezes em ritmo acelerado.

Essa é uma condição para todos aqueles que se lançam em novos projetos. Por isso cada empreendedor deve avaliar bem se tem capacidade para entrar “em campo” e enfrentar determinadas condições do ”jogo do negócio”. No início qualquer projeto requer muito trabalho e dedicação. Se pensarmos, por analogia, no lançamento de um foguetão entendemos que é necessária uma enorme quantidade de energia para o colocar no espaço e esta tem que estar disponível nos primeiros minutos, para vencer a gravidade e atingir uma velocidade elevada.

É pois necessário um esforço muito significativo, muita preparação e capacidade de agir de forma concertada. São múltiplas responsabilidades, incertezas, surpresas, necessidades de recursos e de respostas e o dia só tem 24h… Por isso o “stress” é inevitável. Mas é também fundamental para estar alerta e reagir. Deve contudo tomar medidas para evitar carregar um peso excessivo.

Algumas sugestões práticas:

· Gostar muito do seu projeto e da atividade que desenvolve

· Pense em grande mas dê pequenos passos

· Faça algo de que se possa orgulhar mais tarde

· Organize e planeie o seu dia e a semana de trabalho

· Distinga o que tem que ser feito, o que deve ser feito e o que gosta de fazer e realize por esta ordem

· Dedique o seu tempo às atividades de maior valor e não se perca em detalhes ou tentar “redescobrir a roda”

· Procure atrair talentos desde cedo e construa uma equipa

· Saiba “alimentar o sonho” e “celebrar cada conquista”

· Divirta-se ao longo do caminho e entenda que quase nada “sai certo à primeira”

· Saiba dosear o esforço com uma alimentação adequada, pausas e tempos de repouso e um sono descansado e reparador.

E por fim cada falhanço é uma enorme fonte de aprendizagens. Construa a sua lista de “ideias a perseguir” e “erros a evitar” para criar uma cultura de criatividade e de inovação de forma a criar uma atmosfera favorável à partilha e ao trabalho de equipa.

Transmita essa confiança e não desanime. Todos os projetos importantes tiveram fases sombrias em que foi necessário lidar com problemas, superar obstáculos e enfrentar adversidades. Domine as suas emoções e os impulsos mais negativos e sobretudo administre diariamente doses substanciais de otimismo para si e para toda a equipa

Artigo escrito por João Mouga Vieira

29 de Março, 2019

0 comentários em "O desafio do Empreendedor"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre a Feed

Somos o parceiro de confiança para pessoas e organizações que necessitam melhorar a sua performance e os seus resultados através dos serviços de formação & coaching e consultoria.

 

Últimas Notícias

Todos os Eventos

setembro, 2019

26set17:3020:00O Erro da Reta - O Sucesso é uma História não Linear

Contactos

Rua Agostinho Neto, 21A
1750-003 Lisboa

T. +351 211 317 015
T. +351 918 211 643

viva@feed.pt

©2019 Feed Business Performance. Todos os Direitos Reservados. Feed é uma marca registada da MedPro, Lda. Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Termos e Condições Gerais | Código de Ética e de Conduta | Responsabilidade SocialDever de InformaçãoPolítica de Privacidade

top
X