Necessita de ajuda?

O Consultor e o Coach

Definir estratégias, alinhar equipas, trabalhar em conjunto, melhorar processos, conquistar clientes, cumprir objetivos, obter recursos e melhorar a produtividade e a sustentabilidade, são alguns dos desafios do quotidiano nas organizações.

Para poder oferecer o apoio necessário aos empresários e gestores é possível hoje escolher profissionais bem preparados para os ajudar nessa tarefa. Mas o empresário coloca muitas vezes a questão da preparação, da confiança e do retorno do investimento. Será que contratar este profissional vai fazer realmente a diferença e possibilitará a desejada transformação na organização?

Será que necessita de um consultor ou de um coach?

Um consultor presta um serviço especializado numa ou mais áreas, que podem ser de gestão do negócio, comercial, marketing, recursos humanos, financeira, contabilidade, sistemas de gestão da informação, comunicação entre outras.

Um consultor vai analisar e olhar o seu negócio para determinar os seus pontos fracos e fortes e identificar as lacunas e os gaps de performance do seu negócio.

Irá propor-lhe uma estratégia, um plano de ação e o respetivo investimento a realizar no negócio. Um consultor não irá apenas dizer-lhe o que necessita ser feito, mas também irá fazê-lo, ou seja, irá colocar “as mãos na massa”, responsabilizando-se por implementar um conjunto de iniciativas e processos para atingir os resultados propostos.

Um consultor apresenta linhas de ação, recomenda soluções e formas de resolver problemas específicos e acompanha e assessoria tecnicamente a sua implementação.

Um coach foca-se essencialmente no indivíduo como motor da mudança.

Trabalha a atitude e as competências dos gestores e das suas equipas, para que sejam eles a promover a mudança desejada.

Um coach é um facilitador ou catalisador do crescimento e da mudança pessoal. Em especial o papel de um coach é o de treinar e incentivar cada empresário e gestor a dar o melhor de si, liderando com maior eficácia, comunicando de forma mais clara e estando muito mais focado nos objetivos da organização e assim mudar a sua vida e transformar o seu negócio.

Facilitará um conjunto de aprendizagens e insights através de um processo em que vai questionando, promovendo novas iniciativas e realizando o acompanhamento necessário.

Contratar um coach não significa que tem que ter problemas graves. Significa que está atento e que se tem consciência da necessidade de melhorar determinados comportamentos e crenças fundamentais sobre si e sobre a sua equipa e desta forma melhorar muito as suas hipóteses de sucesso e de realização pessoal e profissional. Por isso o trabalho com um coach é normalmente um trabalho de acompanhamento individual, ou seja pessoa a pessoa que implica abertura, compromisso e dinâmica pessoal.

Por isso se o seu problema tem mais a ver consigo e com a sua equipa, conseguir implementar mudanças de comportamento e novas dinâmicas provavelmente pode beneficiar mais do apoio de um coach. Caso a sua situação tenha a ver com o desenvolvimento de novas estratégias, reestruturação do negócio, apoio ao financiamento, implementação de novos sistemas, processos e/ou tecnologias o apoio de consultoria pode ser mais adequado pelo menos numa primeira fase.

Quanto ao retorno do investimento falaremos, em breve, sobre uma modalidade com um  valor a pagar baseado nas soluções propostas e a implementar e não no tradicional valor hora ou dia de consultoria ou coaching.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

29 de Março, 2019

0 comentários em "O Consultor e o Coach"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre a Feed

Somos o parceiro de confiança para pessoas e organizações que necessitam melhorar a sua performance e os seus resultados através dos serviços de formação & coaching e consultoria.

 

Últimas Notícias

Todos os Eventos

setembro, 2019

26set17:3020:00O Erro da Reta - O Sucesso é uma História não Linear

Contactos

Rua Agostinho Neto, 21A
1750-003 Lisboa

T. +351 211 317 015
T. +351 918 211 643

viva@feed.pt

©2019 Feed Business Performance. Todos os Direitos Reservados. Feed é uma marca registada da MedPro, Lda. Este site está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Termos e Condições Gerais | Código de Ética e de Conduta | Responsabilidade SocialDever de InformaçãoPolítica de Privacidade

top
X