Necessita de ajuda?

Inquietações na retoma

Certamente está a considerar avançar nesta nova fase da sua vida empresarial e pessoal em que apesar de algum confinamento é fundamental dar mais dinâmica e vida aos seus negócios.

Vamos retomar atividade num contexto diferente, numa nova normalidade, ainda com muitas inquietações, incertezas, medos e dificuldades.

Apresentamos algumas ideias e questões que pretendem ajudar a enquadrar a sua retoma nos aspetos pessoais e profissionais, preparando-se da melhor forma para a adaptação necessária às condicionantes atuais e assim conseguir a energia e o foco na sua atividade.

É bem mais positivo pensar que esta crise é uma oportunidade única para testar as suas forças, a sua resiliência e a capacidade para se reinventar.

É importante revisitar o sentido da sua vida, alinhar com a visão, missão e valores do seu negócio e da sua atividade. Qual é agora a sua perspetiva?

Sugiro que comece a sua análise pelas pessoas, por si, pela sua família e pelos seus amigos e colegas.

A saúde é a sua principal prioridade? Certifique-se de que está bem de saúde bem como toda a sua família. Não pode salvar a sua atividade ou a da sua empresa se não está bem de saúde, ou se os seus entes queridos estiverem doentes ou ameaçados de alguma forma.

Nesta pandemia certamente entendeu a importância de conseguir tempo para alimentar os seus relacionamentos nomeadamente com a família, amigos e colegas.

Neste momento de retoma lembre-se o quanto é importante cuidar das pessoas e das relações que isso implica o seu tempo e disponibilidade, o que só depende de si.

Como estão os seus amigos e colegas? Como se sentem a trabalhar remotamente, a partir de casa, ou quando assaltados com pensamentos ou perspetivas não muito positivos do futuro?

Será que lhes consegue dar uma palavra positiva e de esperança? Está a ver o copo meio cheio?

Sabe motivar-se? Tem uma lista de atividades ou rotinas que o condicionam positivamente? Tem algum mantra ou ritual que melhore o seu estado emocional? Qual a música que @ entusiasma e @ coloca num estado positivo de recursos? Eu escolho o Chariot of fire do Vangelis porque tem em mim esse efeito. Já olhou para o espelho e sorriu ao lembrar-se de um acontecimento bom, de hoje? Tem algumas afirmações positivas que repete ao longo do dia para si próprio de forma a condicionar o seu pensamento de forma dirigida?

Se viu vários serviços informativos, faça a si próprio um favor e dedique pelo menos o dobro do tempo a rever aspetos motivadores da sua vida, histórias engraçadas ou curiosas da sua família. Conte uma narrativa positiva para si e cuide com muito cuidado da história que conta a si próprio.

Utilize o tempo para um exercício fundamental que é pensar. Na verdade, com frequência no dia a dia corrido, não temos tempo para esta atividade vital que muitos dizem que é uma qualidade única dos humanos. Ter a clareza de entender que entre o Estímulo e a Resposta está cada um de nós na sua grandeza e pequenez. Devemos saber respeitar-nos e cumprir-nos em cada decisão importante!

Muitas vezes só quando ocorrem acontecimentos traumáticos que interrompem o nosso modo automático, colocando em causa as nossas rotinas, certezas ou crenças é que tomamos consciência que demasiadas vezes andamos em roda livre, sem pensar.

Além do exercício emocional e mental que falámos atrás é fundamental fazer algum exercício físico para estar em forma, o que poderá também libertar alguma tensão. 

Tem dedicado tempo à sua formação? Muitos de nós durante este tempo têm participado em webinares, cursos e podcasts disponíveis online, para não falar de vídeos e tutoriais sobre temas de interesse. Atenção, não se disperse ou perca o foco no que é importante para si.

Por vezes este tempo propicia o início de determinados projetos que estavam na gaveta quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Que medidas pode tomar agora para melhorar em 6 meses ou no próximo ano?

Defina novas metas e objetivos para si e para a sua empresa. Quais serão as melhores estratégias e planos para avançar? Que competências terá que desenvolver? E na sua equipa o que falta?

Vai lançar algum produto ou serviço agora numa perspetiva de emergência?

Tem que reformular ou redefinir o seu modus operandis e alguns dos seus processos?  

Como vai preparar e formar a sua equipa neste contexto?

Conhece bem os seus colaboradores e sabe se têm competências que podem ajudar nesta fase exigente?

Será que os convocou para trabalhar em conjunto, ideias e oportunidades e o plano de contingência?

Tem marcado conversas diárias com as pessoas da sua equipa, para monitorizar o andamento do trabalho e reforçar os laços?

Reflita bem na importância do seu desempenho e no exemplo que está a dar aos seus colegas e colaboradores.

Quando pensa na sua empresa e a apresenta de que é que se orgulha mais?

Quais são os pontos fortes da sua organização? O que a torna diferente e especial? Será que se podem manter no futuro?

O que gostaria que fosse diferente tendo presente a sua ambição e o feedback de clientes e parceiros?

Refaça então a sua apresentação!

Que contactos deve retomar em breve? Que assunto estão em standby? Mantenha o interesse sincero pelas pessoas e situações.

Como está a sua liquidez? Como pode criar mais receitas e proveitos a curto prazo?

Que parcerias ou alianças pode lançar agora?

Continue a construir e desenvolver relações de confiança e alimente a sua rede ou o seu network.

Sente-se bloqueado? Tem neste momento algum medo ou sente uma desmotivação profunda? Como pretende lidar com a sua situação?

Em conclusão, está realmente preparado para entrar em força nesta nova fase?

Se se sente perturbado saiba que é muito natural. O mais importante é responder a estas perguntas e ter a clareza para agir em conformidade.

Como a nossa missão é ajudar a alcançar mais realização e melhores resultados estamos disponíveis se quiser partilhar algum desafio ou preocupação.

Para falar connosco pode utilizar os nossos contactos que estão no site ou enviar um email para mim.

Juntos somos mais fortes!

João Mouga Vieira

7 de Maio, 2020

0 comentários em "Inquietações na retoma"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X