Necessita de ajuda?

Dinâmica das equipas virtuosas

Sabemos que pessoas e grupos existem em todas as organizações mas será que conseguem chegar ao estádio de desenvolvimento que as transforme realmente em equipas?
O principal desafio nesse processo de transformação de um grupo para uma equipa consiste em promover o alinhamento entre os principais objetivos da organização e o esforço conjunto e sinérgico de todos.

Quando as empresas e as pessoas caminham de forma alinhada, envolvida e comprometida é mais fácil atingir um nível de energia e de eficácia que possibilita alcançar as metas e os objetivos com maior facilidade. Quando o nível de alinhamento é baixo, a energia do “grupo” fica dispersa e cada um tende a caminhar na sua direção.

É pois necessário que todos os membros tenham presente as metas e os objetivos mais importantes, que trabalhem de forma organizada e síncrona de acordo com as várias fases da atividade com confiança nas suas capacidades. Só assim serão uma verdadeira equipa.

Muitas vezes os indivíduos quando realizam o seu trabalho não participam nem conhecem todas as atividades nem os contributos de cada um. Por este motivo a falta de envolvimento e de compromisso no trabalho desenvolvido surge demasiadas vezes.

Como se compreende nenhuma equipa tem sucesso se não existir liderança, boa comunicação e competências dos seus membros.

Outro aspeto fundamental a ter em conta é a necessidade de forma contínua treinar e desenvolver as capacidades dos elementos da equipa de forma a conseguirem evoluir aperfeiçoando-se.

Num ambiente de equipa existe liberdade para questionar os procedimentos em uso e a possibilidade de propor novas soluções, num exigente processo de melhoria contínua em que todos participam e são importantes.

Uma organização bem conduzida, além de conseguir melhores resultados e maior gratificação perpetua a sua missão e os seus valores.

Os líderes das equipas virtuosas estão perto, com uma presença contínua, diligente e exigente, mostrando reconhecimento, atenção, respeito pelo esforço e respetivos contributos e congratulam-se com os resultados alcançados.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

29 de Março, 2019

0 comentários em "Dinâmica das equipas virtuosas"

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X