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Desenvolva um networking mais eficaz

networking está relacionado não apenas com possíveis conexões com potenciais clientes ou parceiros, mas também com outras pessoas que lhe podem indicar negócios ou oportunidades referenciando o seu nome de forma positiva valorizando as suas competências, o seu know-how, a sua atitude e disponibilidade a indivíduos e entidades que conhecem e para os quais lhe podem abrir portas.

Também envolve fazer contactos com quem possa facultar informação importante para se preparar melhor, estar na linha da frente, ganhar vantagens competitivas e apresentar a sua proposta de valor quer do ponto de vista profissional quer pessoal.

Embora muitos associem o networking a pedir favores ou às chamadas “cunhas”, os networkers de sucesso sabem que só a indicação de alguém da rede não basta. O trabalho de networking consiste em criar relacionamentos de confiança ​​com outras pessoas que sejam facilitadores de mais contactos e negócios nomeadamente empresários e gestores.

Uma parte essencial na atividade do networking é não estar centrado em si mas interessado em conhecer e criar relações com outras pessoas com as quais pode ter ou não tem afinidades ou interesses em comum. Muitas vezes pensamos em eventos ou encontros com outros e vemos os chamados distribuidores de cartões de visita. Estão ávidos de ser o centro das atenções e pensam que este é o objetivo principal, dar-se a conhecer. Mas na verdade é fundamental conhecer primeiro quem está do outro lado. Na maior rede de networking de negócios do mundo o Business Networkinhg International ou BNI, a regra número um da sua cultura é o Givers Gain, ou seja, a dar, dar, dar em primeiro lugar. Por isso é fácil reconhecer que os networkers que têm mais sucesso são os melhores conectores, ou seja, são aqueles que ajudam mais os outros encaminhando e agilizando oportunidades, passando informações privilegiadas, estabelecendo pontes, promovendo o encontro de clientes ou parceiros e testemunhando as qualidades e benefícios de trabalhar com determinadas pessoas ou negócios.

Assim desenvolver atividades de networking em eventos e no dia a dia é fundamental para conseguir alcançar mais sucesso profissional.

O trabalho de networking não é apenas o de construir relacionamentos de confiança com um “determinado tipo de pessoas”. Conhecer e interagir com outros profissionais quer sejam da sua área de atividade ou até de outras bem diferentes possibilita momentos de formação e de educação valiosos. Pode não ter tempo para participar num seminário ou num curso de formação, mas tomar café e conversar com uma pessoa bem informada ajuda a ficar a par de novos desenvolvimentos, ideias e boas práticas que podem ser vitais para si. Dessa forma pode trazer essas informações e tendências para a sua empresa ou identificar uma nova oportunidade de carreira.

Atualmente com as redes sociais, nomeadamente com o LinkedIn, que é a rede social profissional de excelência, é mais fácil “construir e alimentar” uma rede mais alargada e manter contacto com muito mais pessoas relevantes para a sua atividade profissional. Pode também pedir e receber feedback e recomendações sobre as suas competências, qualidades pessoais ou trabalhos e projetos que realizou e que muito credibilizam o seu perfil profissional. Lembre-se que como vimos atrás, deve também ser generoso e recomendar e valorizar outras pessoas que conhece e que são da sua confiança.

Mas tenha em atenção que apesar da vantagem do digital é muito importante o(s) encontro(s) cara a cara.

Quer seja para os negócios quer para a sua carreira mantenha várias redes de networking ativas, isto é, desde os condóminos do seu prédio ou a associação do seu bairro, os outros pais da escola dos seus filhos, do seu clube do coração, na sua especialidade ou no âmbito profissional e naturalmente participando em organizações que realizam encontros de networking estruturado com regularidade. Não seja elitista e tenha presente que o que importa é quem conhece quem e isso não está escrito na testa nem no título da função do cartão de visita. Por isso quando os seus olhos brilharem mais porque está em presença de um diretor geral ou um CEO de uma empresa e estiver também à sua volta um “simples” formador ou uma “simpática” cabeleireira não pense que o centro da sua atenção deve ser o primeiro relevando ou esquecendo os outros. Enquanto o primeiro pode até estar mais na defensiva e centrado nos seus interesses particulares os outros podem ter mais interesse em conhecê-lo, manifestar maior disponibilidade para ajudar e ter uma maior rede de contactos. Muitas vezes ficamos surpresos com a força da realidade, de como o mundo é pequeno ou uma ervilha como se costuma dizer e quem cada pessoa conhece. Muitas vezes nestas conversas pode surgir o primeiro passo para uma boa oportunidade de negócio ou o seu próximo trabalho ou oportunidade de carreira.

Um outro aspeto muito relevante no networking e nas suas redes é a capacidade para as alimentar. Ou seja, os relacionamentos exigem a sua presença, partilha de informação, disponibilidade e tempo. Por isso a atenção ao outro, a capacidade e a diligência no follow-up e no feedback são determinantes. Como forma de fazer essa manutenção além das vias à distância como telefonemas, emails e contactos via redes sociais, privilegie encontros informais como por exemplo tomar um café ou uma refeição informal de forma periódica. Nos tempos que vivemos estamos demasiado desligados até da presença.

Claramente, se não estiver a investir bem o seu tempo através de um networking eficaz e a conhecer e interagir com outras pessoas no âmbito da sua atividade, provavelmente estará a perder oportunidades valiosas para encontrar novas parcerias, oportunidades de carreira, gerar referências, novos negócios e até amizades para a vida.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

14 de Outubro, 2019

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